Afiliados


o costume do Osoji, a grande limpeza de fim de ano do Japão

O “Osoji” está cercado de crenças com raízes budistas para receber o Ano Novo com boa sorte



Antes de preparar a grande festa de Ano Novo (oshigatsu), o Japão inteiro organiza um ritual de limpeza para dar as boas vindas a um ano carregado de energia positiva.
Limpar a casa, o escritório ou o local de trabalho é limpar a alma. A crença japonesa do “osoji” está cercada por um simbolismo com raízes budistas. E não é qualquer limpeza. O importante é entender a maneira japonesa e conhecer seus segredos e significados. Limpar cada lugar também é arrumar um aspecto de nossa vida pessoal e familiar. Confira.
SIGNIFICADO DA LIMPEZA
-Banheiro:
Dinheiro e saúde.

-Vaso sanitário:
Atrai fortuna.

-Tapetes:
Também atrai fortuna. Recomenda-se lavar uma vez por semana.
-Ofurô:
Traz saúde e harmonia conjugal. Limpar bem os canos, tubos e mantenha o piso seco.
-Cozinha:
Reflete o papel da mulher eseu estado emocional.
-Micro-ondas:
Evita angústias e tensões.

-Lavanderia:
Mantenha seca sempre que possível, pois vai ajudar a chamar dinheiro.
-Sala:
Lugar fundamental para a família. Limpá-la e ordená-la e evita discussões e fomenta a união.
-Cortinas:
Limpá-las evitará brigas e discussões familiares.
-Piso:
Limpá-los e esfregá-los criará um ambiente de unidade familiar.
-Entrada da casa ou do apartamento:
Representa o acesso da boa sorte.
-Sapateira:
Impede a passagem das más vibrações que vem da rua. Ordene sempre os pares de sapatos.
-Porta:
Coloque uma planta verde e de preferência sem espinhos e atrairá sorte.
DICAS DE LIMPEZA:

Seguem algumas dicas para deixar a casa impecável. Entre elas, limpar o micro-ondas, banheiro, janelas e tapetes. Além disso, como tirar melhor proveito do aspirador e um conselho para limpar o ar-condicionado.
Janelas:
Limpe-as com um jornal úmido. Molhe o papel, retire o excesso de água e limpe os vidros. No final, passe uma folha de jornal seco e verá que o vidro estará brilhante.
Canos ou dutos:
Para polir os canos utilze uma cueca ou calcinha de nylon molhada. Esfregue várias vezes para remover a sujeira onde as esponjas e ecovas não conseguem alcançar. Para dar brilho,use creme dental.
Ar-condicionado:
Para limpar as áreas de difícil acesso, utilize uma escova de dentes. Limpe o tubo segurando-a com um fio ou elástico. Também é ideal limpar em torno das bordas onde a poeira se acumula mais.
Tapetes:
Quando for limpá-los utilize um rolo de saran rappu (papel transparente) e retire assim a sujeita que não pode ser removida pelo aspirador.
Banheiro:
Misture água e vinagre em partes iguais e aplique com spray para fazer brilhar a torneira de água. O vinagre é um excelente produto de limpeza que desinfecta e desodoriza.
Micro-ondas:
Esquente um frasco com água por três a cinco minutos. O vapor vai remover a gordura acumulada e ficará mais fácil limpá-lo.
Ao utilizar o aspirador:
Retire o pó e os pequenos insetos e ácaros dos cômodos da casa colocando uma cueca de nylon na boca do aspirador Prenda-a com um elástico ou fita adesiva. O pó vai ser absorvido sem problemas.

Nenhum comentário

Postar um comentário